quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Culinária Universal

Estava apreciando uma obra de um grande artista o qual sou fã: Vladimir Kush. Pintor russo, nascido no meio da década de 60, grande influência surrealista, conhecido como o 'Dalí moderno', tem como destaque imaginar situações improváveis em locações possivelmente reais, a brincadeira com o absurdo incrivelmente exposto no cotidiano. Sou declarado seu fã.

Em uma obra sua, uma de minhas favoritas, se é que posso escolher uma, ele mostra o pôr do sol no horizonte atrás do oceano. Mas o que chama atenção são as cascas de ovo que estão ao redor, dando a impressão de que o Sol é uma enorme gema.

Isto me fez refletir sobre a existência do espaço, universo e galáxia. Certo que o universo não se resume a nossa Via Láctea, mas tendo que adptar meus devaneios, pensei o universo sendo mesmo um ovo que se partiu, ao invés de um enorme big bang. O Sol seria nossa gema, no caso o centro de tudo, visão antiga e medieval, entretanto tinha de embasar em algo a linha de pensamentos. O resto, a enorme massa densa e escura seria a clara? Não sei ao certo, mas acredito que sim, todavia a pergunta que me faço é de onde os planetas saíram?

A anatomia do ovo não me permite mais deduções. Entretanto como este ovo foi preparado na 'frigideira do universo' pode gerar algumas outras explicações, no sentido de que o ovo do universo é estrelado, levando em conta não mais o ovo e sim seu modo de preparo. Resumo de devaneio: o universo é um ovo dependendo do referencial.

Nenhum comentário: