terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Fim

Fim de Ano. Feliz Ano Novo? Não sei bem a parte do feliz, mas que será um ano novo será, e gostaria que não tão novo. Existem coisas no 08 que eu gostaria que permanecessem no 09.

Neste fim de ano sempre pesamos o que fizemos, deixamos de fazer, o que aconteceu conosco neste total de doze meses, que agora fazem parte do que nos chamamos de nossa história. Eu posso resumir meu último ano como o ano que amei, fui amado, magoei e fui magoado. Fiz inúmeros amigos, amigos para sempre e amigos de bar. Recuperei amizades e criei melhores amigos. Com certeza perdi amizades valiosas, que não sie se podem ser recuperadas.

Coloquei um pingo de verdade em lugares plâtonicos. Pensei ter estragado, mas foi apenas um pingo de verdade, o que nunca cai mal e nenhum amor.

Andei em outras cidades, conheci outras pessoas, vivi outros ares, mesmo tendo meu coração na terrinha. Quando prestes a voltar ao sacro recanto do meu lar, senti perder algo. Algo que a ira, o estresse, a raiva e o orgulho me fizeram cego e não percebi o que perdia. Não me refiro a arrependimento, mas sim ao fim sem amor. As coisas não necessitam terminar sem amor, o amor pode ate morrer pela falta de compreensão de ambas as partes, entretanto a morte por descaso, a morte devido ao ódio ser maior que o amor deveria ser crime.

Porque nosso egoismo e egocentrismo fazem com que nos sempre ache que os outros estão errados e nos certos, quando na verdade tudo o que se pede é humanidade? Eu não sei. Deste erro eu já bebi e já servi aos outros.

Em um ano muita coisa muda. Saúde, amores, amigos, roupas, cabelos. Algumas destas mudanças são marcas, como tatuagem. No meu caso tenho as duas tatuagens e marcas eternas por dentro, que ficam entre a pele e o músculo, pulando, tentando sair, mas nunca acham o caminho. Existem marcas que não tem um caminho para sair. Você tem de deixá-las onde estão e ir atrás da cura para estas, elas não vai sair do seu corpo, mas podem adormecer.

Neste fim de ano voltei a descobrir o que é sofrer por alguém, já se iam anos sem esta dor de quem ama. É a dor que nos merecemos por escolhas feitas, por palavras ditas, por coisas que escutamos.

Que no ano que vem as coisas não sejam mais fáceis, porque não é isso que procuramos, espero que sejam mais como a vida quer, que aprendamos a viver mais de acordo com as armas que nós temos, com os artifícios cedidos pelo destino, com a ajuda do acaso. Que todos nós não percamos mais tempo brigando com o destino, começando por encarar a realidade, aceitando que os seres humanos são diferentes e que a convivência é a mais dificíl das artes a serem aprendidas. Olhar para si e ver que por mais que estejas certo, isto não lhe da direito de brigar, humilhar e magoar.

Que se você tem saudades é porque existe algo de bom no passado. Não deixe no ano que chega, seu orgulho lhe cegar e você deixar o que pode ser o grande amor ir embora sem nem um "até logo". Não existe fim sem conversa. Não existe nada novo se o velho ainda persiste.

No ano quem vem, lute mais, viva mais, beba, fume, dê risadas, se apaixone, fale besteiras, seja burro, veja filmes, faça amor, brigue, discutada, se beije no final, tome sorvete, se suje, rolena grama, sente na praça, olhe pro Sol em outros horários que não seja o pôr, chore à Lua, vá ao cinema, coma besteiras, se alimente melhor, jogue roupas foras, use sua melhor roupa na quarta feira, estude mais, trabalhe mais, escute mais, entenda mais, não crie ódio, não fiquei com raiva, pense nos outros, esqueça você por um minuto, dê este minuto de atenção para as pessoas que você ama, diga um "eu te amo". Tenha medo, a vida é só uma, mas não fique preso nisto, afinal, nos só temos esta. Quem olha pro futuro esqueçe o hoje, quem só pensa no hoje esqueçe os planos do amanhã, seja tudo e nada. De todos e de ninguém, mas seja seu sempre. Tome banho de piscina, experimete coisas novas, coisas velhas, de todas as idades. Olhe pro céu, para as nuvens, o invisível coelho na Lua, olhe para dentro de si e perceba que ano que vem tudo se repetirá de um modo ou de outro, mas assim é a vida, viva tudo o que viveu em 2008 com amor e paixão, pois se as experiência poderão se repetir, mas é outro ano, mais um ano de vida, comemore com paixão.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Outras Esquinas

Em São Paulo. A grande metrópole, o coração comercial do Brasil, a cidade onde tem tudo o que você quer, onde você está abastecido das últimas notícias de arte, moda, cultura, gastronomia. Mas falta o calor. E como paraense de Belém, não é o calor metereológico que falta e sim o calor humano.

Andei na avenida paulista em todos os horários possíveis, desde dez horas da manhã até quatro da madrugada, e não querendo parecer romântico nem poético demais, às quatro da manhã quando eu estava completamente sozinho eu me senti do mesmo modo quando desviava das pessoas ao meio dia.

A cidade dos solitários, onde o que Renato Russo disse é verdade, o grande "mal do século é a solidão". Percebo o quanto maior a cidade, maior sua população, maior sua tendência a ser solitário, a vagar por esquinas em busca de algo que ainda não chegou como no complexo de Fernando.

Entretanto, como Fernando, acredito que seja possível achar aqui o real valor, a verdadeira alegria de viver, a sua motivação. Mais difícil devido ao número de pessoas? Não sei. Se ele existe vai existir em qualquer lugar. Afinal ele é seu, pertence a sua individualidade ao seu sentimento.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Cliente

Estranho como nos acostumamos com certos eventos e pessoas na nossa vida, por mais que eles nem façam tanta parte de nosso cotidiano. O garçom do bar que sempre nos atende, o porteiro da madrugada que é sempre acordado por algum bêbado maluco (hummm?!), os bêbados malucos que sempre encontramos nos mesmos bares do garçom queridos, até a vendedora da loja que você sempre compra suas roupas.

Hoje por exemplo fui ao shopping, feliz, contente e saltitante, pronto para entra na loja que sempre compro, com a mesma bela vendedora que me atende há tempos. Ela me chama pelo apelido, sabe meu gosto, escolhe junto comigo minhas roupas e nunca me enrolou querendo me vender o mais caro só porque quer a comissão.

Passo a primeira vez em frente a loja, normalmente só entro quando a vejo, e desta vez não a vi. Disfarcei. Entrei em outra loja, dei um tempo e passei novamente olhando, não a vi. E agora?. Fiquei triste, preocupado, não teria mais a mesma graça comprar roupas ali. Juro que dei três voltas no shopping acreditando que ela poderia ter sido contratada por outra loja, mas nada. Ela tinha sumido. Pensei então que ela poderia estar de intervalo, dei mais um tempo, que seria o suficiente para ela voltar, e retornei a frente da loja....NADA! Ela não estava lá.

Andei em direção a saída, triste e juro por tudo que é mais sagrado que meus olhos ficaram marejados, não podia acreditar, onde ela teria ido. Demitida, transferida, o que meu Deus?! Fui a casa de um amigo e contei meu infortúnio e desventura, ele disse que era besteira que ela podia ter saído e voltaria depois, papo de amigo que quer consolar. Acreditei nele e dei mais uma chance. Voltei ao shopping, passei em frente a loja, mas desta vez iria entrar e conferir pessoalmente. Realidade. Ela não estava mais lá.

E agora? O que fazer? Entendi que teria de comprar e me acostumar com a nova vendedora, que não tinha metade do charme e do carisma da Ione, este é o nome dela. Não sei se a grafia é esta, contudo, isto pouco importa. Fui direto ao que queria, escolhi a camiseta, ela me ofereceu uma bermuda, como quem faz com obrigação, não era o mesmo, ela nunca seria minha vendedora. Escolhi uma bermuda aleatória, ela não sabia meu gosto, não podia me dar palpites com a Ione fazia. 

Eu não experimento roupas, fui logo ao pagamento, lá encontrei a gerente, que pode até não saber meu nome, porém com certeza me conhece como cliente fiel da Ione. Fui pagar e perguntei se a Ione tinha sido mandada embora ou algo assim, ela abriu um pequeno sorriso e disse que não, que ela apenas estava doente e estaria de volta amanhã. Minha vontade foi guardar tudo e voltar só amanhã, para comprar com ela, mas eu já estava ali, enfim. A nova moça me levou até a porta e disse que da outra vez era para eu voltar com ela, porém me desculpe, a minha vendedora é a Ione, linda sorridente, belos cabelos negros, voz maravilhosa e me atende como ninguém.

Não há de ser para sempre, mas eu não consigo imaginar fazer mais um dia de compras ali sem ela ao meu lado, para me auxiliar e bater papo. Sem perguntar sobre minha vida e eu saber que não é papo de vendedor. Tão fiel quando o garçom do bar que freqüento é a vendedora da única loja que faço questão de comprar.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Para Mim, Meu, Minha

Não há vida sem paz.

Não existe futuro sem passado.

Quero viver o hoje sem olhar para trás.

Vivo feliz e sorridente.

Canto alegremente "qüen qüen".

Preciso apenas daquilo o que não sei.

Passarinho, passarão.

Assim vão os sentimentos.

Fincam, ficam.

É o que espero.

Te quero hoje e amanhã.

Ontem já te conquistei.

Ontem já passou.

Amor, amei, amo.

Te quero, não largo, és minha.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Se Fosse Bom

Pequenos atos trazem grandes sentimentos.

Nem sempre o hoje importa tanto.

O hoje é bom para o fugaz.

Nos planos pense o amanhã.

O amor não é tudo. Mas é longe do nada.

A vida não é fácil. Porque complicar?

A realidade joga sonhos ao chão.

Irrealidades às vezes viram decepções.

Ame a todos.

Mas seja de uma de cada vez.

Seja feliz todos os dias.

Não brigue à toa. Não gaste amor para criar ódio.

Viva com tudo.

Mas nunca perca o medo, ele é essencial.